Doenças

Vitamina D

A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo no organismo e para a saúde do esqueleto. A deficiência dessa vitamina prejudica a mineralização óssea em todas as fases da vida, prejudicando o crescimento em crianças e podendo causar osteoporose e outras doenças em adultos.

Acromegalia

A Acromegalia é uma doença causada pelo o excesso de GH (hormônio do crescimento) e de IGF1 (fator de crescimento semelhante a insulina) produzido pela glândula hipófise. Esse excesso é na maioria das vezes por tumores da hipófise que secretam muito GH. Ocorrem em homens e mulheres na mesma proporção. 

Baixa estatura e uso de GH

Desde a vida intra uterina o crescimento se inicia, e ocorre em diferentes velocidades nos diversos estágios da vida. No primeiro ano de vida crescemos em média 25 cm, no segundo ano de vida 12 cm e em torno de 8 cm no terceiro ano de vida.

Na infância a média de crescimento é de 4 a 6 cm ao ano. Essa velocidade volta a se acelerar na puberdade podendo atingir de 8 a 12 cm ao ano durante o chamado “estirão puberal”.

Nódulo tireoideano

Os nódulos tireoidianos podem ser observados pelo paciente ou durante um procedimento radiológico, como USG de tireóide, de carótidas, tomografia computadorizada do pescoço e etc. Vários problemas diferentes podem causar nódulos tireoidianos. O mais importante após descobrir um nódulo tireoidiano é excluir que trata-se de um câncer, que correspondem a aproximadamente de 4 a 6% de todos os nódulos tireoidianos.

 

Nesses casos, a prevalência de câncer é mais elevada em certos grupos como:

Páginas